E aí manolada, tudo bem? Mais uma semana, mais uma análise. Semana passada recebemos um pedido para analisar Alan Wake. Resolvi engavetá-lo um pouco e, agora, analisar o novíssimo Sonic The Hedgehog 4: Episode 1. O título está disponível para Xbox 360, PS3, Wii e iPhone, mas apenas por conteúdo digital. Confira:
A volta triunfal do ouriço...ou não. |
Nota: 4 – História fraca e sem sentido, poderiam ter pensado em algo melhor. Se você é o tipo de jogador que compra o jogo pela história....é, passe longe.
Gráficos – Semana passada eu disse que a Sega sempre acerta nesse quesito. Infelizmente terei que voltar atrás e dizer que, dessa vez, ela deixou a desejar. Os gráficos, à primeira vista, podem até parecer bonitos. Mas não demora muito para perceber que ele possui texturas bem ruins e que algumas partes até parecem feitas de plástico. A Sega tentou dar um visual “moderno” que, no final das contas, acabou não funcionando. Nem mesmo o modelo do personagem combina: ele possui uma cabeçona, os espinhos estão grandes demais e ele é simplesmente...estranho. Sim, eu sei que é um jogo disponível apenas por download, mas GTA: Ballads of Gay Tony e Watchmen: The End is Nigh também são, e mostram um visual muito superior à Sonic 4. Enquanto algumas zonas conseguem se destacar (como é o caso da Lost Labyrinth) outras parecem feitas às pressas. Tudo está bom na medida do possível, mas muito longe da real capacidade dos consoles de 7ª geração. Sejam os inimigos, o Eggman..nada impressiona. Não é totalmente horroroso, chega até a ser aceitável. Mas decepciona.
Nota: 6 – Os gráficos não possuem nada demais, poderiam ser melhor trabalhados e mostram que a Sega deixou essa parte meio de lado. Um pena que uma empresa que sempre faz um ótimo trabalho na parte gráfica faça algo desse tipo.
Olhando assim até parece bem feito. |
Nota: 5 – Sem vozes, apenas com músicas – que nem são muito boas – e alguns efeitos sonoros. Nada que realmente adicione algo à experiência do jogo.
Gameplay – Ah, o gameplay...A Sega acertou dessa vez? Parte sim, parte não. Sente-se e pegue um copo de café, eu vou explicar. Vamos começar dizendo que esse é um jogo em 2D. Logo no começo a Sega anunciou que ele teria o Homing Attack, aquela habilidade que faz o Sonic sair voando em formato de bola, e voar no inimigo. Essa habilidade se tornou popular em jogos 3D, onde não tinha como calcular o pulo exatamente, mas não é necessária no jogo 2D. Ela só serve pra tirar a dificuldade – e o jogo tem pouca – e só encurta ainda mais a experiência. Mas ok, vamos continuar. Você pode correr, pular, usar o spindash e, por fim, o Homing Attack. Os controles até que funcionam direito, mas tudo acaba se tornando frustrante por causa da física do jogo. Ela simplesmente não funciona. Você pode andar nas paredes, nos tetos, subir morros gigantescos andando normalmente, e a lista continua. Enquanto nos clássicos tínhamos uma física perfeita, nesse jogo ela parece estar desligada. Isso torna o gameplay frustrante e vai causar muitos bugs pra você durante a jogatina. O jogo se divide em 4 zonas, cada uma com 4 estágios. Ele é muito curto e pode ser finalizado em pouco mais de uma hora. Os cenários não têm originalidade nenhuma, visto que são apenas versões “atualizadas” dos clássicos e os chefes, também dos clássicos, podem ser derrotados facilmente com o uso do Homing Attack. Depois, como prometido, temos os Special Stages, que dão acesso às esmeraldas. São iguais aos do Sonic 1, só com uma diferença: dessa vez você controla o cenário, e não o personagem. Isso logo se torna chato e o jogador simplesmente não vai querer perder tempo pegando todas elas. E o final secreto? Ele nem é tão secreto assim. É o mesmo que estava presente em um dos clássicos. Depois, você só pode controlar Sonic, o jogo não tem opção multiplayer e, logo, o fator replay se torna muito baixo. Você vai terminar e, provavelmente, deixar de lado. Uma decepção, visto que os clássicos tinham um gameplay que beirava a perfeição.
Nota: 4 – Controles funcionam, mas a física falha destrói a experiência. Junte tudo isso com um fator replay baixo e faça as contas. A Sega falha novamente.
Spider-Sonic: Quebrando as leis da física desde 2010. |
Nota: 4,7 – A série tenta retornar, mas comete erros gravíssimos que estragam aquela que poderia ter sido, talvez, uma das maiores continuações de todos os tempos. Tudo que podemos fazer é esperar e torcer para que a Sega acerte nos episódios seguintes.
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Gameplay:
Bom, acontece que ultimamente tenho sofrido de um terrível problema chamado “internet lenta”. Devido à isso não consegui gravar nenhum gameplay e infelizmente terei que usar um do Youtube. Peço desculpas e espero que isso não se repita. Confira:
Gostou? Gostaria de ver algum jogo analisado aqui? Comente!
Leonardo P.
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