Análise - Sonic Unleashed (Xbox 360) + Bônus!



E aí manolada, tudo bem? Mais uma semana, mais uma análise. E hoje, atendendo ao pedido do nosso amigo Edson, que tem 10 anos e é de Minas Gerais, eu analisarei Sonic Unleashed, disponível para Xbox 360, PS2, PS3, Nintendo Wii e DS. Mais especificamente, estarei analisando a versão de Xbox 360. Confira:

Sonic, o lobinho mau.
História - O jogo começa com uma CG, onde vemos Sonic lutando contra Eggman em sua nave, no espaço. Eggman pega o ouriço, que se transforma em Super Sonic e logo começa uma cena de perseguição. Os dois continuam até chegarem à uma sala, onde Eggman se ajoelha e pede piedade. Surpreso, Sonic baixa a guarda por um instante e é preso, onde são liberados raios que acabam transformando-o em um lobo (ou algo do tipo). As Chaos Esmeralds se espalham por diferentes partes do mundo, e ao mesmo tempo Eggman dispara um raio na Terra, que separa os continentes na esperança de libertar Dark Gaia, um monstro muito antigo que estava adormecido no centro da Terra. O plano dá certo e logo Sonic é jogado lá embaixo novamente, onde acorda e encontra Chip. Juntos, os dois saem para para encontrar as Chaos Esmeralds e pôr o mundo em ordem novamente. Yup, essa é a história. Ela se desvia muito do que Sonic costumava ser lá no Mega Drive, mas estranhamente consegue funcionar e até ser boa, de certa maneira. Mas não possui nenhum atrativo para jogadores mais velhos, visto que a narrativa é infantil e pode simplesmente não ter sentido pra alguns. É mais simples do que a do jogo anterior (Sonic Next-Gen), e isso é bom.
Nota: 6 - Apesar de ser bem contada, às vezes parece que simplesmente não combina com a série. Tenta ir alto e até mesmo realizar algo épico, mas falha. Pelo menos ela é boa na maioria do tempo.

Gráficos - Simplesmente matadores. Se conhece o trabalho da Sega, mesmo que um pouco, sabe que ela nunca desaponta nesse quesito. O jogo usa a Hedgehog Engine, que consegue criar gráficos belos e impressionantes. Todos os personagens estão extremamente bem modelados, assim como os cenários, e ver o Sonic correr rapidamente por cenários super detalhados é de tirar o fôlego. As cutscenes são muito bem feitas e as CG's apresentam um detalhamento fora de série. Foi uma grande evolução desde Sonic Next-Gen. Nesse quesito, nada a reclamar. Um ponto adicional também vai para as pessoas, que deixaram de ser super realistas e agora tem um estilo muito mais cartunesco, que combina com a série muito mais do que os anteriores.
Nota: 9 - Gráficos vivos, bonitos e impressionantes. Junte tudo isso com o melhor modelo de Sonic em anos e temos um vencedor.

Nãão, mais um jogo de bosta nããão!!
Som - Quase todos os personagens são bem dublados - às vezes temos algum exagero, mas acontece -, e quase todas as vozes funcionam bem. Tirando a do Chip, que consegue ser completamente irritante e dá vontade de jogar o controle na parede. Novamente, acontece. Depois temos a trilha sonora. Agora me diga a verdade: você já viu algum jogo de Sonic que tem uma trilha sonora ruim? Pois é, eu também não. O jogo possui músicas simplesmente fantásticas que elevam a experiência e, depois de certo tempo, acabam viciando. Destaque vai para a Endless Possibilities, música tema do jogo. Enquanto tudo é muito bom e bonito, ainda temos alguns dubladores irritantes que simplesmente não funcionam. E a trilha sonora não pode compensar todo o dano que eles causam para nossos ouvidos. Uma pena.
Nota: 7,5 - Ótima trilha sonora, mas vozes exageradas acabam estragando o clima. Chip, morra. Por favor.

Gameplay - O maior desastre do jogo acontece aqui. Enquanto tudo parece funcionar bem, a Sega tem o prazer de cagar no gameplay só pra ver a cara de frustração dos jogadores. Vamos começar pela atração principal do jogo: ele é dividido em dois tipos de fase: a versão com Sonic normal e a versão com o Werehog, o lobinho mau. A versão com o Sonic é, basicamente, um jogo de corrida: você corre por cenários sem parar até chegar ao final. Isso, é claro, morrendo dezenas de vezes no caminho. Você pode pular, deslizar no chão, usar o Homing Attack, dar boost, ir rapidamente para esquerda/direita, seguir a trilha de anéis e, lógico, correr. Tudo funciona bem e responde direito, mas simplesmente não combina com a franquia. Sonic, um personagem que construiu sua fama em platformers inteligentes, com puzzles e bons desafios se transforma em um jogo de corrida. Você vai morrer, mas não é porque é difícil, é porque tudo passa rápido demais. E os inimigos? Eles quase não existem: ficam parados esperando pra morrer. Ele corre em uma velocidade insana que exige um tempo de resposta que o jogador simplesmente não vai ter na primeira tentativa. Tudo se resume à morrer, tentar, morrer, tentar...e continuar fazendo assim até decorar a fase. Frustrante ao extremo. E aí temos o gameplay com o Werehog, que tenta ser uma espécie de platformer, mas falha miseravelmente. Você pode correr, pular, bater (isso mesmo, socar), se agarrar em objetos, etc. Isso sem falar da estranha habilidade dele de esticar os braços, coisa sem explicação nenhuma. O problema é que o gameplay, mesmo funcional, quebra o clima e destrói tudo que o jogo tinha criado antes: você está correndo à toda velocidade e, do nada, vira um lobo lento, sem carisma e que só serve pra distribuir socos em criaturas da noite. E o maior problema de todos é que, enquanto as fases do Sonic duram 5 minutos, as do Werehog duram 30. E você ainda precisa coletar medalhas que são obrigatórias para abrir outras fases. Frustração na certa.
Nota: 3 - Foge de tudo que tornou a franquia um sucesso e consegue ser irritante, tanto de dia quanto de noite. Você jogará mais com o Werehog do que com o próprio Sonic, e isso é inaceitável.

Se fode aew nerdão.
Comentários finais - Sonic Unleashed é um jogo diferente, aposta alto e acaba caindo com força de cara no chão. Ele provavelmente irá agradar os fãs da série, mas é estranho para os jogadores que não estão acostumados com a franquia. O gameplay é frustrante, e é preciso muita força de vontade para chegar ao final. Como fã, eu daria uma nota maior, mas como crítico ele possui erros que eu simplesmente não posso deixar de lado.
Nota: 5 - Mais uma tentativa frustrada da Sega de inovar e, apesar de conseguir se sair muito tem em alguns quesitos, falha em outros essenciais. Uma pena, Sonic, mas não foi dessa vez.

---------
Confira um gameplay do jogo:



---------------------------------
BÔNUS: Gosta muito do personagem e gostaria de ter ele na sua casa? Bah, isso é muito simples. Tudo que você tem que fazer é baixar esse papercraft oficial lançado pela Sega, imprimir, recortar e montar! Gostou? Então não perca tempo. Você pode ter tudo isso por pequenas parcelas de...err...digo, baixe e imprima. É.



Clique AQUI para baixar.

Gostou? Gostaria de ver algum jogo analisado aqui? Comente!

Leonardo P.

0 comentários:

Postar um comentário