Análise - Fifa 11 (Wii)

Rapidinha
Gênero: Futebol
Desenvolvedora: Eletronic Arts
Plataforma: Wii

---

Fifa é uma franquia que evoluiu muito de alguns anos para cá, principalmente em sua jogabilidade e em seus gráficos. Jogos de esportes como tênis, beisebol e golfe se encaixam perfeitamente com as funcionalidades do Wii Remote, pois todas as ações são feitas com as mãos. Já futebol, não. A EA errou feio em colocar movimentos para realizar jogadas em Fifa Soccer 09 e em Fifa Soccer 09 All-Play. Corrigiu grande parte desses erros em Fifa 10, mas não todos. O seu sucessor, Fifa 11, além de corrigir todos os erros restantes, incluiu mais novidades e modos de jogo.


Os gráficos continuaram os mesmos da versão anterior, jogadores magros, altos e construídos com visual cel-shading, parecendo um desenho animado e lembrando um pouco Fifa Street, o que é bom pois torna a versão para o Wii, uma versão única, completamente diferente das outras versões do jogo. A movimentação dos jogadores também permaneceu intacta, assim como os estádios, o campo, os torcedores, etc. O problema da versão anterior era de os jogadores não terem seus rostos bem detalhados, infelizmente, o problema continua nesta versão. Apenas os jogadores mais famosos possuem seus rostos mais detalhados e mais parecidos como são na vida real, como Kaká e Cristiano Ronaldo.

O som não mudou muito em relação ao anterior, algumas semelhanças são a narração e os sons de jogo. Mas uma grande novidade é que agora nós ouvimos tanto alguns jogadores, quanto os técnicos gritando algumas jogadas. Isso se torna ainda melhor quando descobrimos que além de gritos em inglês e espanhol, nós também ouvimos em português, francês e outros vários idiomas, variando da nacionalidade de cada jogador ou do local da partida. Pena que eles são repetitivos e sempre com as mesmas vozes. O que acaba tirando um pouco do brilho da parte sonora do jogo. Algumas músicas inclusas nesta versão podem ser encontradas também nas outras versões do jogo. Havendo pouca variação.


Chegou a hora de falar da jogabilidade.. sim, ela sofreu alterações que deixaram o jogo um pouco mais realista de se jogar e quem jogou a versão anterior não terá grandes dificuldades para se acostumar. Antes para se chutar, usávamos o movimento no Wii Remote, o que era bem chato. O botão que fica para fazer a função do chute agora é o B, que agora tem sua barra de força. Para tocar usamos o A e para cruzar pressionamos o A até uma determinada força que pode ser medida na barra que aparece logo abaixo do jogador selecionado. As setas fazem os dribles mais simples, quando o C é pressionado ao mesmo tempo o drible já é outro, mas o jogador tem que ter um nível de habilidade maior para efetuá-lo com perfeição. Para movimentar os jogadores usamos o analógico do Nunchuk. Balançando o Wii Remote o jogador dá o famoso carrinho e balançando o Nunchuk o jogador faz o "balão".

Quanto aos modos de jogo, eles não sofreram grandes mudanças. Os campeonatos, taças e copas nacionais e internacionais continuam os mesmos. A diferença fica por parte do novo modo de carreira, o Streets to Stadiums, tudo acontece da seguinte maneira nele. Você cria seu jogador e começa jogando nas ruas, em um time de rua qualquer, até no final do ano para que um time profissional o contrate para que você jogar nele. Ao longo disso temos os fame moments e os pontos de experiências. Ambos são conseguidos ao longo das partidas. Ah, e as partidas de rua podem ser jogadas assim como as partidas de exibição (amistosos), com qualquer um dos times do jogo. Ficando os 5 jogadores (1 goleiro e 4 na linha) melhores de cada equipe.


A EA conseguiu melhorar e inovar o já melhorado e inovador Fifa 10. Acrescentando um novo modo de carreira e de amistosos. Inovando até mesmo nos sons e nos gráficos, deixando a aparência dos jogadores mais conhecidos um pouco mais parecida de como são na vida real, pena que não foi a aparência de todos os jogadores. A jogabilidade foi melhorada deixando o jogo mais rápido.

O Veredicto
Gráficos: 8 - Continuam os mesmos em relação ao anterior. Jogadores com um visual cartunesco, altos, magros e criados com visual Cel-Shading.
Som: 7.5 - Sons de jogos e narração continuam bastante semelhantes. Novidade fica para as novas músicas e para os gritos que podem ser ouvidos vindo de jogadores e técnicos. Que apesar de serem em várias línguas são bem repetitivos e costumam ter as mesmas vozes
Gameplay: 8 - Jogabilidade com alterações que a deixaram melhor, campeonatos e copas intactas. Inclusão do modo Streets to Stadium, fator Replay maior.
Nota final: 7.8 - Bom.
----

Confira um gameplay:


-Gameplay-

Gostou? Gostaria de ver algum jogo analisado aqui? Comente!

Carlos

0 comentários:

Postar um comentário